sábado, 1 de fevereiro de 2014

Praxes da universidade

Muito se tem falado sobre as praxes universitárias. Há quem diga que é uma forma de abandonar a ignorância, há quem diga que é um modo preparar os alunos para as dificuldades que a vida apresentará, e há quem diga que é apenas uma tradição que deverá ser mantida. Não esquecendo que a universidade mais antiga do país é a de Coimbra que já data desde os tempos do rei D. Dinis, não me surpreende as praxes tenham raízes na idade média em que os mais ignorantes poderiam ser abusados pelos mais "sábios" da sociedade e que esse hábito dificilmente sairá da tradição a que os "duxes" estão habituados.
 No caso da praia do Meco, a mim isso parece-me mais um acto abusivo de alguém que quis se vingar nas pessoas erradas pelo facto ter passado por praxes abusivas e não conseguindo fazê-lo directamente, optou por descarregar os abusos nos infelizes que caso optem por recusar seguir esses actos  ainda correm o risco de levar uma carga porrada e outros abusos quem nem vale a pena denunciar pois a justiça portuguesa dificilmente consegue penetrar naquelas "seitas" que mais parecem seguir o mesmo curso que a iniciação à máfia. 
Esperemos que os vários responsáveis por este crime sejam detidos, pois as 6 vitimas da praia do Meco merecem justiça, mas a mim parece-me isto será mais um caso idêntico ao caso de Carlos Silvino e do BPN, em que volvidos muitos anos, ainda não terminou de forma satisfatória para os prejudicados.


Sem comentários:

Enviar um comentário