terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Automoveis portugueses - O asterio






Foto 1 - Asterio Electron
Foto 2 e 3 - Astério Tork (roadster) 500




Em 2009 Ricardo Fernandes fundou a INNOV XXI que tinha como objectivo o estudo da engenharia automóvel. Depois de estudarem performances de vários automóveis desportivos no mercado europeu, avançaram para o projecto seguinte que seria construir um desportivo diferente dos restantes do mercado. A diferença está na origem da marca - O Astério. O Astério (que significa o senhor das estrelas) tem a particularidade de ser produzido a meia dúzia de passos do autódromo do Estoril e com essa vantagem Ricardo Fernandes e seus sócios (são 5 no total) conseguem colocar o automóvel em testes praticamente a qualquer hora do dia. Embora ainda em fase de protótipos a verdade é que a marca Asterios já se encontra divulgada em vários países da Europa, incluindo Espanha e Inglaterra havendo diversas empresas interessadas no projecto, isto devido sobretudo a uma gestão cuidada da sociedade INNOV. Com motorização que respeita as normas do Euro V, temos aqui um automóvel cujos preços rondam os mesmos do mercado e tem uma performance que ultrapassa  muitos dos  automóveis da sua classe. Para ter uma ideia das performances, aqui deixo algumas caracteristicas destas verdadeiras maquinas:
Modelo Tork - 225 Cavalos ás 4000 rpm, num motor fornecido pela Ford, 790 Kg, e um preço que varia sensivelmente pelos 55000 euros, o que até é barato se comparado com outros.
Serão produzidos modelos a gasolina e diesel mais potentes. Para quem considera isto pouco, a versão a gasolina poderá ter os 1000 cavalos. Mais que um Ferrari ou Porsch.
Electron - Veiculo eléctrico com 140 Cavalos. Atinge os 100 Km/h em 5,9 segundos, velocidade máxima ultrapassa os 180 Km/h, Preço: 40 000 euros. Só.

Esperemos o governo não coloque entraves esta empresa do mesmo modo tem feito com outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário