terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Desilusão de combatentes




Hoje ao falar com o proprietário do Bar onde costumo tomar meu café fiquei sabendo que ele esteve a combater nas ex-colónias portuguesas. Não sei em que parte de África o homem esteve ao certo mas deu para perceber que ele passou por situações bem sérias e graves. O que na altura era visto como um dever patriótico, agora é visto como fútil, completamente desnecessário e um desbaratar de
recursos humanos e não só, que empobreceu Portugal a nível geral. As razoes foram as mais variadas, e se muitos avançavam com uma força vontade de combater os chamados terroristas da época, outros faziam-no contra vontade. Tenho um tio que fez serviço em Angola enquanto militar e enquanto policia e que alguns anos depois justificou convictamente sua presença em África dizendo que não fazia mais do que cumprir seu dever para com a Pátria. 
Que razoes levaram milhares de Portugueses para Angola, Guiné e outras zonas combate muitas vezes invadindo países que faziam fronteira com nossas ex-colónias e davam guarida aos "terroristas"? 
as respostas sendo muitas tornam-se quase impossíveis de escrever na totalidade, mas combater o comunismo, defender as populações que muitas vezes estavam a mercê de bandidagem protegida por ideias de independência, atacar o terrorismo e defender a honra de Portugal eram decerto as mais importantes na altura. Terá valido a pena?
Nunca ninguém me respondeu resumidamente a esta questão, e
embora as respostas possam ser as mais diferentes possíveis, eu diria que se formos a concluir que não foram conseguidos os resultados desejados, decerto os nossos heróis fizeram muito mais pelo país do que muitos dos que defendiam os ideais da guerra.
Terá valido a pena?
A resposta não deverá ser dada só pelos que conseguiram voltar mas também pelas famílias dos que faleceram numa luta que em nada ajudou Portugal. 

Mas o pior de tudo está a acontecer agora, pois não vejo nenhum ação politica apoiando os soldados que vieram do ultramar e que se debatem diariamente com questões como desemprego, doença e falta apoios psicológicos, situações que tardaram em aparecer mas decerto se devem a uma loucura cometida há largos anos atrás pois os mesmos defenderam ideais que de pouco ou nada lhes serve actualmente mesmo depois do sacrifício feito pela pátria.

Sem comentários:

Enviar um comentário