sábado, 28 de setembro de 2013

Cinema Comédia

   Todos gostamos de uma boa comédia. As comédias já vêm desde tempos remotos mas foi só na Grécia antiga que se popularizaram nos meios rurais. Bastava um palco e apareciam meia dúzia de actores representando peças de teatro que poderiam ser uma descrição da vida amorosa dos dirigentes locais ou mesmo de deuses, mas muito raramente descreviam historias de cidades ou mesmo países distantes, também não se justificava falar sobre um povo que o espectador da época nunca havia ouvido falar. Com o advento da projecção do cinema a comédia tornou-se uma rota popular entre os cinematográficos para atingir fama e recursos financeiros, explorando assim o que na época era uma "mina de ouro". Tal situação decaiu com o surgimento do cinema sonoro, pois já não bastava olhar para a câmara e fazer figura de ridículo, o ensaio do diálogo tornou-se imperativo para qualquer filme a ser exibido. se antes o actores de filmes mudos conseguiam projecção nacional com scripts simples, com o cinema do tipo comédia a pressão ficou cada vez maior e já não bastava os personagens se agredirem no traseiro, nem caírem por escadas abaixo. era necessário acrescenta algo que mantivesse  espectador na cadeira e que justificasse o bilhete pago á entrada do cinema. Surgiu deste modo as piadas entre os personagens, e a pressão entre os escritores aumentava cada vez mais, dando lugar a uma nova classe por entre a realização e a produção de cinema - os argumentistas.
  Em Portugal o cinema da comédia teve uma idade de ouro, ainda que durasse pouco tempo deu a conhecer ao mundo vários actores podemos destacar Emílio Correia e Raul Solnado. Como sempre, o que é bom nunca dura e infelizmente o cinema do tipo comédia esmoreceu em Portugal, acabando os espectadores se rendendo as comédias americanas e inglesas que eram distribuídas aqui a um valor inferior ás produções que por aqui se faziam.
   Actualmente são poucos os actores estrangeiros que conseguem uma carreira estável e os que conseguem muitas vezes têm que meter filmes dramáticos ou de acção para conseguirem manter as finanças pessoas em dia. Dos poucos actores que se mantêm em pé podemos destacar : 

Jim Carrey












Danny de Vitto
                             







Martin Lawrence










e muitos outros poderiam e deveriam estar nesta lista, mas como o espaço é pouco ficarei por aqui. Deixo o trailer de um dos melhores filmes comédia a que tive o prazer de assistir e decerto não sairá de circulação tão cedo.

   O mentiroso compulsivo
Filme comédia com Jim Carrey.
Um advogado não consegue se desviar de situações complicadas depois do filho desejar que ele deixe ser mentiroso. O filme é bom, está bem elaborado, com actores que encaixam bem no papel mas o argumento parece fazer menos pelo actor do que seria de esperar. Não fizeram sequela, o que em minha opinião estragaria o filme. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário