sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cinema

Desde que apareceram os irmãos Lumiére que o ser humano vem experimentando a 7ª arte que é o cinema. Considerada por muitos como o melhor meio de comunicação existente o espectador não precisa de conhecimentos para ver um bom filme, enquanto que navegar na net exige um mínimo conhecimento sobre como ler e escrever um texto. Nos primórdios da invenção do cinematógrafo a finalidade deste equipamento destinava-se apenas a realização de documentários modo que quando um magico françês tentou comprar um equipamento necessário para acrescentar aos seus especatculos a compra foi recusada pelos irmãos franceses. Mas como quem não investe abre a porta á concorrençia os irmãos Lumiérre viram o dito magico comprar um cinematógrafo identico na Inglaterra e perceberam que o magico iria en frente com sua ideia de fazer espectaculos acrescentando truques e elaborando o que seriam os primeiros efeitos especiais do cinema. Desde essa época até a actualidade o cinema espandiu-me desde a Europa até os confins do planeta dando notícias do dia-a-dia de uma forma nunca antes vista. A velocidade das noticias acompanhadas pela adição de imagens deu ao mundo a conhecer factos que se passavam em terras distantes e que mais cedo ou mais tarde os iria afectar. Não foi por acaso que quando os monarcas, os presidentes e ministros da Europa, chegaram a Austrália, América e outros lados que os subditos os reconheceram. Embora houvessem milhares de fotos dos mesmos, essas fotos estavam expostas em edificios do governo, muitas vezes fora dos olhares curiosos do grande publico. Foi com a expansão do cinema que se deu a conhecer o rosto do politico, do cientista, ou mesmo outras pessoas famosas que o espectador viu quem eram algumas das pessoas que governavam suas vidas. Como exemplo temos os Portugueses que poucas vezes haviam visto o rei D. Carlos e quando o fizeram foi num cinema qualquer num canto obscuro da zona onde viviam, ou então os Alemães que nunca haviam visto o rosto do ministro que entretanto chegaria a chanceler. 
Talvez o melhor do cinema seja o facto de haver todos os dias uma sessão que quando exibida fae as pessoas se esquecerem dos reais problemas que nos afectam e se distraem  com uma obra de arte que de um modo ou outro faz mover dinheiro tanto para os que estão directamente ligados á produção do filme como para quem está vendendo pipocas e sumo á entrada do recinto. 
E depois deste texto vou acrescentar alguns links ou traileres de alguns filmes que de um modo ou outro afectaram a minha geração. São muitos e na impossibilidade de os indicar a todos indicarei os que considero mais importantes hoje alguns e acrescentarei outros nos próximos dias. 

Platoon -http://www.youtube.com/watch?v=AykiF9YYF2U
Saving private Ryan - http://www.youtube.com/watch?v=zwhP5b4tD6g
we were soldiers -http://www.youtube.com/watch?v=h0yUlbAt8Kk

















Sem comentários:

Enviar um comentário