sábado, 30 de novembro de 2013

Automóveis portugueses - 5ª Parte - o Portaro e o Sado





Em 1976 surgiu o Portaro. Com motor da Ford, tinha 71 CV, 4 cilindros e 2500CC, este automóvel foi concebido para ser um todo terreno e foi fornecido a bombeiros, autarquias, e até foi usado pela construção civil. Infelizmente o governo não deu os apoios necessários e depois de vender milhares de automóveis para o estrangeiro a empresa fechou as portas em 1990. Mais um exemplo de engenharia nacional desprezado pelo governo Português.



                                    O Sado





Em 1978 surgiu em Moscavide a ideia de construir um mini carro com motor da Daihatsu. O projecto vendeu bem e o automóvel custava só 260 contos o que era uma bagatela mesmo na altura. Infelizmente a produção parou em 1987.
Tinha um motor de 2 cilindros com 547cc, produzindo 28 cavalos, 4 velocidades e pesava 480 kg, tinha como velocidade máxima os 110 km/h.


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