terça-feira, 26 de novembro de 2013

Automóveis portugueses - Parte 1 - O Alba e o DM



 Portugal é um país de empreendedores. As razões pelas quais raramente vencemos tém a ver com má gestão e conjuntura internacional, no entanto há sempre um projecto que deixa os portugueses orgulhosos dos feitos que o nosso país consegue obter. Entre estes feitos há que estacar a industria automóvel que caso tivesse vingado a nível nacional e internacional decerto ajudaria a economia muito mais do que o zé povinho imagina. Sendo assim colocarei aqui em alguns posts a visão que alguns homens empreendedores transferiram do papel para o metal. 




    O Alba Em 1952 algures em Alba surgiu António A. M. Pereira com  a visão de construir um automóvel português.  O que no inicio era um sonho em breve se tornou um pesadelo pois o automóvel só teve 4 unidades construídas. Embora só tivesse 1500 cc e 90CV a caixa de velocidades permitia-lhe atingir os 200 Km/h. Não vingou e foi uma pena.





   
    DM

O DM, da autoria de Dionísio Mateus, foi desenvolvido nas instalações da Auto Federal Lda., por volta de 1951. Foram produzidas 7 carroçarias diferentes, e contava com um motor de 1100cc com 4 cilindros e 65cv. Atingia a incrível velocidade de 170Km/h. 

Sem comentários:

Enviar um comentário