quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Automoveis portugueses Parte 3 - O IPA e o Marlei


Para quem pensa que não somos capazes imaginar automóveis, então aqui vai um post informativo indicando mais dois automóveis que infelizmente não foram produzidos em Portugal. 3ª Parte



Em 1958 apareceu na feiras das Industrias o IPA 300 vindo de Porto de Mós pela mão de Monteiro Conceição. Era um automóvel com um conceito parecido ao do posterior mini e sendo um automóvel citadino possuía um motor com 15 CV, 300CC  e 3 velocidades. teria sido um automóvel viável para a economia portuguesa, no entanto Salazar proibiu a produção do mesmo pois estava mais interessado em adquirir marcas europeias e americanas o que em nada ajudava a industria portuguesa. Só foram construídos 5 exemplares. 



                                               Marlei



Em 1954 Mário Moreira Leite que era mecânico no Porto viu chegar a oficina onde trabalhava uma carrinha Opel Olympia Caravan toda desfeita. Gostando de desafios jogou fora o que não servia, acrescentou uma carroçaria de alumínio com cerca de 45kg e voilá, surgiu o Marlei. Não sendo um automóvel destacável no meio das corridas, ainda conseguiu algumas posições de destaque. Não conseguiu vencer nenhuma corrida e o projecto foi abandonado. Com 48 CV, 4 cilindros, 1588 CC, 4 velocidades, 925 kg de peso total e 160 km/h de velocidade máxima. Pena. Gosto dele.

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