quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Automóveis portugueses - parte 2 - O Felcom e o Edfor


No post anterior referi que Portugal teve sua quota parte de empreendedores automobilísticos. Tal como referi são varias as razoes pelas quais os projectos não duram no mercado. Mas isso não impede de haver sempre quem avance com novas ideias. temos aqui mais dois exemplares bonitos.

 O Felcom 



Em 1933 Eduardo Carvalho pegou em peças de um Ford A e de um Turcat-Méry e construiu o Felcon pedindo peças a Eduardo Ferreirinha. Tinha um chassis de outro automóvel e a carroçaria foi desenhada para um automóvel de corrida. Quando participava no circuito do Estoril foi obrigado a desistir e terminou desse modo um projecto idealizado por poucos e com ainda menos apoio a nível geral.



                              Edfor
Motor: 3620cc
Potençia: 90 CV
Peso: 970 Kg

Estes são alguns dos dados relativamente ao Edfor. Numa época em que os automóveis de corridas só serviam para corridas, este automóvel foi concebido para além de corridas também ser um automóvel tipo esportivo de rua. Com dois lugares e uma carroçaria do tipo torpedo, este automóvel não vingou devido ao surgir da 2ª guerra mundial que alterou as prioridades de toda Europa. Tivesse seguido em frente é certo que teria dificuldades em relação a vendas pois era muito caro para a economia do português comum.




Sem comentários:

Enviar um comentário