terça-feira, 1 de outubro de 2013

As eleições- e agora?


Terminaram as eleições autárquicas. E agora? depois de uma analise aos resultados percebemos que o partido da maioria perdeu o poder municipal e foram poucos os que saíram de cabeça no ar. quem anda feliz nestes casos são os que ganharam um tacho na câmara municipal e os que por uma razão ou outra contribuíram para que isso fosse possível. Porque o fizeram? Talvez por vingança. Podendo parecer um absurdo de minha parte eu diria que muita gente ao ficar desiludida com o poder em que votaram optaram por se vingar apoiando forças politicas contrárias ás que se haviam abancado na câmara municipal indicando que quem não quer ou não consegue fazer algo pelos contribuentes deveria ser afastado do poder que lhe foi entregue mesma que através de votos. aqui na Madeira muita gente não indicou em quem votaria e os poucos que o fizeram foi de boca pequena, agora questiono-me: que acontecerá depois dos resultados estarem apresentados? 
Primeiro o poder regional vai estrangular as vias económicas que provêm de Lisboa. afinal esta estratégica foi usada quando Machico se fazia representar pela UDP, há alguns anos atrás e resultou. Mas desta vez temos a maior parte da ilha a virar as costas ao partido laranja. será que toda a maquina politica do governo regional tem coragem de estrangular a economia regional por vingança? 
Não me surpreende que o façam, afinal quem manda ali é um individuo que já deu provas de que em vez de uma critica construtiva opta por insultos, comentários ofensivos e outras tácticas próprias de adolescentes fisicamente fracos que quando querem atacar os mais fortes inteligentes  não tendo nem cabeça nem músculo para fazê-lo escolhem o meio mais facil e muitas vezes menos inteligente. - o insulto.
Não sou um apologista do roubo de direitos de autor mas neste caso farei minhas as palavras do dr. Marcelo rebelo de Sousa que disse em directo na TVI que o Dr. Alberto J. Jardim sairá pela porta pequena e não sendo  Dr. rebelo de Sousa um perito nas artes da adivinhação eu tenho que confessar que até agora ele pouco se tem enganado quando comenta o destino final de alguns políticos que teimam em manter o poder por muito tempo (o resultado final de Khaddafi na Líbia é um bom exemplo que ele sabe o que está a falar).
Que acontecerá agora? Permitam-me uma profecia
 Cabeças irão rolar dentro do partido - isso é certo;
 O representante máximo do poder aqui instalado irá acusar os que pouco se poderiam se mexer em virtude terem as mãos atadas talvez pelo próprio chefe (repito chefe e não líder), de nada fazerem, incompetência,são todos uns inimigos do partido, da ilha, são traidores, etc
a oposição politica será toda vista como um único grupo cujo objectivo será a destruição económica da madeira Nova:

  Os presidentes eleitos quando se dirigirem á câmara municipal ainda poderão sofrer represálias por parte de um grupo de seguidores que existe dentro do partido ex-maioritário da ilha (esperemos não andem a urinar no local serviço dos serviços municipais);
Os tribunais sofrerão um aumento de processos judiciais, pois o facto de os novos eleitos fazerem um comentário menos próprio será interpretado com um atentado á honra, ao bom nome, enfim toda uma parafernália de razoes que só servirão para desviar a atenção dos problemas reais que afectam as diversas câmaras municipais da R. A. Madeira., esquecendo muitas vezes que quem os poderá ofender agora, foi diversas vezes ofendido no passado e que os processos instaurados pelos mesmos foi arquivados por poderes muitas vezes de isenção duvidosa;
  Porque será que o poder anterior perdeu o poder?
  Eu apresentaria diversas razoes mas vou me resumir ás mais importantes:
 Primeiro o poder principal não apresentou candidatos populares nem maduros. Alguns pareciam ter vindo das hostes da JSD, com pouca preparação para um serviço que deve ser elaborado por gente com um mínimo de conhecimento sobre o que é trabalho difícil.
  Segundo, os candidatos não apresentaram programas para resolver os problemas que realmente afectam a sociedade madeirense, (desemprego, criminalidade, etc), nem falaram sobre a situação da zonas Francas Industriais localizada na Madeira e que são um pólo importante na economia madeirense
 Terceiro, no comício que se fez no Funchal pela altura da visita do Tony Carreira, os candidatos optaram por copiar todos a estratégia do primeiro candidato, alguns de forma bem triste, gaguejando, cantarolando e atacando o poder de Lisboa, a oposição politica, os jornais, enfim toda a mídia que de um modo ou outro apresenta a oposição.
  Quarto e talvez o mais importante foi o facto do Dr. Alberto J. Jardim ter dado a cara nas eleições. quando o mesmo não apareceu com a foto em cartazes do partido indicando o seu apoio,muita gente disse que foi devido a uma imagem gasta que os eleitores já têm do mesmo e depois ele aparece em comícios dando a cara? Não o deveria ter feito. Para mais que quando o sr. Presidente optou alguns anos atrás pela frase "eu chamo filhos da mãe para não chamar filhos da puta" a frase caiu em graça para muita gente, mas repetir piadas como esta tem um preço. Infelizmente quando uma pessoa se escuda em eleições muitas vezes ganhas á custa de abstenções, esse custo vai parar aos seus correlegionários. a realidade indica que vem aí um diluvio e o poder principal ainda só molhou os pés. Se ele souber fazer as coisas ainda sai de cabeça erguida, caso contrário não não haverá guarda-chuva que o salve.
 será que ele entenderá a mensagem que os eleitores transmitiram? 
Não me parece

Sem comentários:

Enviar um comentário