sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aumentar a Idade da reforma?

 

 Então agora querem aumentar a idade da reforma? depois de aparecer com o aumento de impostos para diminuir a divida, baixar pensões e reformas e outros disparates dignos de uma anedota, apareceu alguém com a ideia de aumentar a idade da reforma. Ora bolas... nunca esperei que os ministros lessem este blogue mas agora gostaria eles o fizessem para lhes expor o meu ponto de vista.

Já imaginaram o que é um velhote de coração frágil, meio surdo a dar aulas a crianças traquinas que mal percebem o que ele esta a ensinar? O marmanjo que teve esta ideia sabe as consequências que isso terá na educação dos homens de amanha?
Que irá acontecer a um cirurgião com falta de vista que precisa operar alguém? 
A dificuldade que um professor terá em ensinar um aluno a trabalhar com um portátil de ultima geração?
Se eu já tenho dificuldade em entender o funcionamento de um radio digital, imaginemos um homem com 65 anos a tentar perceber como se liga um computador para emitir uma factura electrónica, e não esqueçamos que seria proibido despedir esse funcionário por incompetência pois se o tribunal trabalho descobre... cai o céu e os anjos todos.
Ou então a minha preferida: Um policia raquítico a correr atrás de um meliante. Se o governo acha isto normal acho ele tem visto demasiados filmes americanos em que actores da época dos dinossauros ainda conseguem correr atrás de um rapaz de 25 anos e apanha-los.
Mas permitam-me apresentar o raciocínio:
Para ter emprego é necessário haver vagas, certo?
Essa vagas estariam ocupadas com novatos e velhotes, certo?
Portanto numa empresa com velhotes que deveriam estar num lar de 3ª idade teríamos novatos, e velhotes a trabalhar e todos precisam fazer igual quanto mais não seja por uma questão de estabilidade moral dentro da empresa fazendo, sei lá...descarregando contentores. Isso não aumentará a probabilidade de acidentes?
Arranjar seguro para a empresa nestas situações não ficará mais caro???
Se actualmente é difícil um adulto de 50 anos arranjar trabalho quem é que vai dar trabalho a pessoas com mais de 60?
Se as vagas estarão ocupadas com pessoal digno dum lar 3ª idade onde os desempregados novos irão buscar sustento?
e os desempregados velhos? irão roubar? Mendigar?
Para haver mais receitas na segurança social é necessário haver mais empregos a gerarem impostos, certo?
Para haver menos gastos na segurança social, convém haver menos desempregados, certo?
Então aqui vai meu ponto vista:
Com esta lei teremos novatos e velhotes a trabalhar, e seus descontos serão distribuídos por:
Novatos e velhotes desempregados mas aptos durante o período desemprego, e depois? desenrasquem-se;
Novatos e velhotes desempregados ou com baixa médica devido a acidentes, doença etc.;
Outros reformados, e doentes, abono crianças e outros necessitados;
Se uma pessoa terá de trabalha mais anos além de descansar menos anos de vida, tirará o lugar a outros que deveriam estar a trabalhar e a sustentar a segurança social para quando eles chegarem a reformados, haver receitas na segurança social, certo?
Dados estatísticos indicam que a taxa natalidade é cada vez menor portanto  quando os novatos chegarem a velhos e houverem cada vez menos novatos a descontar, onde o futuro governo vai buscar receitas para reformas? Mais impostos? Vão obrigar um desgraçado que ganhe 1000 euros a descontar 1520  ou 1600?
Imaginemos que um funcionário que desconta cerca de 100 euros por mês num ano, depois fica desempregado, e recebe cerca de 350, é fácil perceber que há mais alguém a sustentar o desgraçado e família. Com este aumento da idade da reforma, e sabendo que há cada vez mais desempregados, não é preciso ser um génio para perceber que a intenção do governo é diminuir o fluxo de dinheiro que sai. Mas também não acredito que o dinheiro permaneça nos cofres, devido a que em vez serem aplicados uma media de 100 euros/reforma, terá ser desembolsado para mais desse valor em subsídios desemprego. Será isto uma situação fácil resolver? Claro que é. Basta alterar esta lei idiota, reduzir nas reformas que alguns parvalhões que recebem salário adicionado a pensões  por meia dúzia de anos de trabalho. Não preciso mencionar nomes pois os leitores deste blogue decerto já ouviram falar de alguns dos gatunos a que me refiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário