sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Musica Pimba

   Estive a ver um vídeo no youtube, e deparei-me com um grupo alemães que ao ver uma orquestra, deixaram bem claro o orgulho de pertencerem á mesma cultura que os músicos presentes no local. Eram cerca de 10 a 15 músicos vestidos nos mais variados estilos mas todos com uma única missão. Dar ao publico uns minutos de boa musica. Como sempre questionei-me o quão seria bom ter algo ainda que vagamente parecido aqui em Portugal e depois quase me envergonhei ao lembrar que afinal temos algo sim. Isso mesmo.... vagamente parecido. Porque parecido mesmo...ai não temos não. Pois quem quer ver o publico Português reunido em qualquer ocasião e todos desejando o mesmo resultado só o consegue em uma área - o futebol (de que falarei noutra pagina deste blog).
  Mas continuando sobre a musica deparei-me que o que existe de vagamente parecido com o espectáculo que aquela orquestra conseguiu entregar ao publico, também existe em Portugal. De norte a sul todos os Domingos temos programação na TV emitido por dois canais cujo único objectivo é mostrar não só para a nação mas também para o resto do mundo que o português diverte-se todos os domingos ouvindo musica...PIMBA. Isso mesmo, musica pimba, daquela que poucos compram e todos cantam. Desde o extremo do Minho até a ponta mais recôndita do Algarve temos arraiais que não fazem mais nada do que apresentar meia dúzia de músicos acompanhados de canções pobres de espírito e de letra, que infelizmente consegue levar algumas pessoas a abrir os olhos e dizerem: "esta musica é fixe, carago".
   Porque razão é a musica pimba fixe e popular? Bom, se formos a reparar que a letra segue basicamente o mesmo ritmo e modelo, a musica segue sempre dois ou três acordes, não mais que isso e que no palco estão sempre duas ou três meninas com roupas de verão então perceberemos a razão pela qual há quem goste da musica do Emanuel, da Mónica Sintra e de outros supostos grupos musicais. Já repararam como se formam aqueles grupos musicais? Um acordeão é o quanto basta para ter musica, se houver mais instrumentos, pode ser senão...não faz mal. Vem o cantor ou cantora que não precisa ser bonito mas convém ter a roupa do tipo flash, tocam os instrumentos de eleição, lançam as letras das musicas que óbvio não se desviam do rumo sexual com sentimentos românticos e/ou cimentos e já temos meio caminho andado. Mas não termina aqui. Faltam as dançarinas que são talvez a parte mais triste e desorganizada do grupo. Com um vestuário que raramente ultrapassa aquilo que uma adolescente usaria num dia de verão para ir á praia, as infelizes surgem em palco a repetir os passos de dança que muitas vezes não são mais do que abrir os braços para os lados, dar uns passos para frente e para trás meia volta volver, sorrir mesmo estejam com dores nos pés ou apanhem um frio rachar pedras e quando terminam devem estar com aquela pose tipo modelo com um pé em frente do outro enquanto o vocalista do grupo que deve ter saído de um programa parecido com "achas que sabes cantar?" mais se parece um pavão desejando acasalar lá vai dando a entrevista com um apresentador também sorridente e que muitas vezes repete as perguntas que fez na edição anterior. Ahhh e não esquecer que no publico temos só meia dúzia pessoas a abanar o capacete porque os estantes estão ali feitos Robôs que muito raramente batem palmas e quando abrem a boca é para criticar quem se diverte.
Certa vez questionei-me se não poderiam variar na musica, e obtive da pessoa que se encontrava a meu lado um olhar mais incrédulo do que faria se visse um elefante escrevendo a maquina e por sua vez me questionou: "Tas parvo ou o que???? Não gostas vai para casa..." e acrescentou outros impropérios que eu com esta idade nunca havia ouvido mencionarem. 
   A resposta é simples, chama-se Portugalês traduzido para língua corrente significa o que está bom, não se mexe, ta bom assim e quem mexe é que é tonto, é burro, não sabe, etc etc etc.
Isto até pode parecer boa ideia para uns mas para mim se assim fosse ninguém teria inventado a roda e ainda estaríamos numa época em que as pirâmides do Egipto seriam os edifícios mais altos do mundo.
Enquanto não se mudar ou sequer tentar mudar para algo melhor aqui em Portugal estaremos sempre na cauda da Europa e  a constante presença única da  Pimbalhada nos arraiais é prova disso. Considero que este tipo musica deve ser mantido, mas, dar tanto espaço nos arraiais só a isto? então e os outros? Porque não trazer outros géneros musicais e dar lugar nestes arraiais? Isso dá muita maçada, muita confusão e depois as pessoas querem é musica com aqueles contornos assim virados pro maldizente e tal... Pufff  Com orquestras filarmónicas em Portugal inteiro, gente que tocam instrumentos tão bem quanto músicos profissionais, grupos se aplicando nos tempos livres para espalhar cultura decente na nossa terra e que é que se faz? as câmaras municipais contratam meia dúzia de grupos marmanjos para ficar em palco cantando musica de cimentos, sorrindo sempre que lançam um repertório indicando querer pinar algumas das mulheres ali presentes...que desperdício. Depois de pensar nesta situação se quiser ver algum grupo organizado a tocar musica de qualidade tenho que voltar para o Youtube porque na musica pimba, decerto não há qualidade.
Se alguém quiser dizer algo do tipo:  "ahhhh mas aquilo dá dinheiro", 
Respondo: "a prostituição também dá, mas não vou me meter numa esquina para alugar meu rabiosque pois não?"

 

Sem comentários:

Enviar um comentário