segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Má gestão portuguesa

  Certa vez recebi um e-mail engraçado sobre duas equipas remadores que competiam por um lugar no pódio. Embora a historia fosse uma anedota faz lembrar e muito bem como a gestão de empresas funciona em Portugal. Isto na medida em que sendo eu um assalariado que já deu o litro em diversas empresas sempre me deparei com gestão medíocre que tanto assola este país. E porque???? Pelo seguinte: Há muita gente a mandar em Portugal. Muita gente, para poucos tachos e ainda menos gente sabendo como fazer. Há muitos chefes e poucos líderes. Má Gestão. Isso mesmo. Má gestão. Passo a explicar. Há funcionários de limpeza que ao fazerem queixinhas ao patrão conseguem o despedimento do colega que detestam, há o filho do patrão que faz tudo o que lhe apetece, incluindo roubar a caixa da loja, fazendo muitas vezes os funcionários é que pagarem a factura, há os infelizes que recebem tarde e mal seus serviços e não tendo tempo para concretiza-los são ostracizados pela entidade patronal enfim, um sem numero de situações, e que fazem as chefias? muitas vezes NADA. Mais uma vez eu explico. Já todos ouvimos falar que fulano tal não sabe trabalhar e só quer é fugir ao serviço. Esses não têm que se preocupar, pois a experiençia diz-me que eles vão ter  contrato renovado. Também já se ouviu falar daquele outro que chega tarde, caminha cedo, falta, briga com os colegas quando o patrão está a ver para mostrar serviço, esses também não precisam se preocupar. O lugar está mais seguro do que se estivesse amarrado com cabos de aço. Então porque é que há empresas que fecham as portas todas as semanas? Eu diria que as razões podem ser muitas mas talvez a mais comum seja a má gestão. E porque é que há má gestão?
Eis alguns exemplos:
1º Dar atenção ao menos importante e nenhuma atenção a assuntos que mancham a empresa. 
2º Deixar os sentimentos pessoais misturarem com negócios;
3ª O que é importante agora e pode causar despedimento colectivo , já não importa mais logo e até é motivo de chacota geral(esta é a minha preferida);
Exemplos não me faltam. Estive num lugar onde um funcionário foi despedido por desaparecer material do carro em que ele distribuía mercadoria. Talvez merecesse castigo mas ser despedido por uma caixa de pastilha elástica parece-me excessivo. Talvez se pagasse não voltasse a acontecer. Noutra situação um funcionário apareceu embriagado e ainda lhe entregaram um empilhador para trabalhar. Neste caso não foi movida nenhuma sanção ao funcionário.
 Não é caso único em Portugal e questiono-me porque é que num país onde acontece isto, ainda se questione como é possível que uma carruagem fique atolada ao entrar num buraco da estrada. Mas como se isso não bastasse temos situações em que muitas vezes quem é promovido é o amigo ou familiar do chefe, que lhe dá boleia de e até o trabalho, deixando para trás outros que além de esforçarem por mais tempo ainda ficam mal vistos e por idiotas por terem muitas vezes sacrificado a vida pessoal em prol de uma empresa que recusa constantemente reconhecer o valor de quem trabalha. 
  Se a má gestão infelizmente faz parte do quotidiano a nível mundial porque é que a critica se faz mais sentir aqui? talvez pelo facto de ser uma constante. Conhecem alguém que tenha sido despedido porque ao gerir a empresa onde trabalhava ela deu prejuízo? Eu não. Mas conheço gente nada tinha a ver com gestão e foi parar as fileiras do desemprego. 
   Como combater este flagelo? 
   Eu começaria pela equipa de gestão. Num país onde há muitos chefes e poucos líderes quem quer liderar uma determinada equipa deveria saber fazer o que seus subordinados fazem. Por exemplo se não e aceitável um chefe cozinha não saiba fritar um ovo, também não é aceitável alguém dos recursos humanos recuse pegar numa vassoura para varrer o próprio escritório. Que se consegue com isto? Quando alguém aparecer junto das chefias a dizer que algo é impossível de fazer não obteria respostas do tipo: "Não tenho nada a ver com isso, não sei fazer....desenrasca-te" Deste modo talvez as chefias ao verem a complicação de um determinado serviço optassem por encontrar soluçoes em vez de fugir delas, porque Portugal produz gestores bons, e o melhor exemplo é que os gestores portugueses que formam empresas no estrangeiro, conseguem se manter de pé. São mais inteligentes? Duvido. São mais capazes? Tambem duvido. Sabem reconhecer oportunidades e não deixar passar? Simmmmm. Porque não se faz isso aqui? Porque ser Doutor aqui é quase um sinónimo de omnipotênçia e inteligençia quase divina onde o gestor faz, sabe, e diz tudo o que lhe apetece, não havendo alguém que lhe coloque um travão. Daí existir má gestão em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário