quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Memória curta de Portugal



  
Depois de andar a navegar outra vez pela net deparei-me na pagina com que regra geral inicio todas as manhas,. o meu Facebook.  Lá encontrei mais um artigo que apelava à revolta e partilha com que a pagina nos presenteia diariamente. Como sempre induzido pela curiosidade cliquei no mesmo e deparei-me com uma reportagem comparando os valores gastos entre a monarquia espanhola e a presidência da republica cá em Portugal. Comparando valores os espanhóis que são numa proporção talvez três vezes superior aos portugueses pagam cerca de 25% menos á família de D. Juan Carlos, do que nós pagamos para o tristezinho Cavaco silva. E escrevo tristezinho porque não consigo esquecer um dialogo que o mesmo fez algum tempo atrás no qual chorava ganhar pouco assim como a 1ª Dama. Comparando o serviço que cada um faz, a diferença até não é essa coisas, mas tendo em conta o facto de que a casa real é sustentada pelo estado, e alem de ter o rei, ainda tem a rainha e seus secretários, então gostaria alguém me explicasse porque razão a disparidade de valores. É que por o que eu percebo o caso é comparável a uma igreja em que um padre gasta mais que uma catedral onde existe um bispo, diversos padres, freiras, etc.
 Ora sabendo que o presidente da nossa republica tem por habito se esquivar as muitas questões que lhe fazem, que das poucas vezes que se ouve falar do mesmo é quando ele remete leis para o tribunal constitucional, ou faz visitas aos lugares mais recônditos de Portugal, a mim parece-me que o que o Dr. ex-primeiro-ministro, ex-presidente, ex-secretario prefere fazer é o mesmo que as prateleiras mais altas duma estante de biblioteca, ou seja, só serve para aquilo que não se usa. Traduzido em miúdos temos, um presidente que joga o serviço mais complicado para um grupo juízes eleitos não por ele (e ainda bem senão teríamos mais um grupo Cavaquistas) mas pelo parlamento que por sua vez elegem outros 3 para ajudar nas tarefas, e que receberam o nome pomposo de tribunal constitucional. Pergunto-me, se não seria mais fácil esses juízes irem buscar directamente os processos á assembleia da republica, evitando todo o trabalho desnecessário que os secretários do presidente têm. Deste modo ate sairia mais barato. já agora porque não evitar a presença do presidente? se esse gajo não faz nada senão mandar processos de um lado para o outro, então era entregar esse trabalho aos secretários do tribunal constitucional, cortava-se no custo duma presidência que só custa rios dinheiro, que pouco ou nada faz dentro de Portugal, evitavam-se eleições presidências com todas as dificuldades que isso acarreta e assim teríamos um gasto realmente inferior ao que os espanhóis têm com o descendente dor Reis católicos espanhóis. Mas não me fico por aqui. Depois de nós portugueses termos visto diversas vezes na Tv, as broncas que o Cavaquinho vem fazendo ao longo dos anos porque teimamos em manter aquele gajo numa torre que data de há vários séculos? Assim por alto vem-me á cabeça algumas situações que esta figura nos entregou e que em nada fica bem. 
A primeira foi uma polémica em que um funcionário de hospital foi despedido por não autorizar a entrada do então 1 ministro pois o mesmo não tinha documentação com ele (um doutorado em leis não sabe que é necessário documentação para entrar em edifícios?)
Outra bronca que o mesmo gajo fez foi quando esteve em primeiro ministro aumentou impostos como um viciado em chocolate aumenta de peso, para anos depois vir à comunicação social a chorar que não ganha o suficiente para as despesas. Porra, uma parte desses impostos foi ele que aplicou quando era ministro.
A ultima que me lembro foi uma visita que o mesmo fez as selvagens, na qual foram diversos militares, seguranças, pilotos, Polícia Marítima e secretários fotografa-lo a segurar uma ave como quem diz que sabia o que um passaro é.
Algum tempo atrás surgiu na TV com a mulher atras a querer tambem protagonismo todo orgulhoso que sabia pegar numa enxada para plantar uma árvore, quando por o que me pareceu nem foi ele quem cavou o raio do buraco...
   Quem tinha uma certa razao quando falou nele foi um conhecido jornalista que comentou que o Cavaquinho da Silva não tinha dimensao de estadista. Pois se ele nem tem responsabilidade... e ainda votam nele? É mesmo memória curta.

Sem comentários:

Enviar um comentário