domingo, 27 de outubro de 2013

Soldados - Espartaco - 1ª Parte




Estão a ver esta estátua aqui ao lado? é a estátua de Espartaco, inteligente como uma raposa, forte como um leão, popular como um líder deve ser este homem deu uma valente tareia no exercito mais poderoso da época. Isso mesmo. Um gajo mal vestido e com nada a perder ameaçou o poder de Roma de forma idêntica ao que Bin Laden fez com os E.U.A. Em novo foi auxiliar do exercito Romano mas como não estava para aturar aquelas cenas bazou e foi viver com a mulher numa cabana nas colinas escondidas duma zona que fica perto da Bulgária. Porque o fez? talvez não gostasse do sargento ou decurião ou lá quem o chefe era, mas desertar do exercito tem consequências e quando foi recapturado teve uma vida parecida com a de soldado romano, só que com uma diferença. Não poderia nem se embebedar quando quisesse nem escolher a mulher que queria pois acabou feito escravo e vendido num leilão quase do tipo OLX. Depois de comprado por um investidor qualquer foi parar a uma escola gladiadores com outros tristes que tal como  ele foram treinados para se matar por desporto. Mais ou menos como os marines fazem hoje.
  Mas o coitado do Espartaco era tratado pior do que no exercito e se no exercito já sabiam que ele era um caso perdido, na escola ainda não o conheciam e la se divertiram a trata-lo como gladiador ou seja...abaixo de cão. Para resolver a situação ele e outros gajos reuniram-se e resolveram dar uma malha nos guardas da escola. Eram cerca de 200 os que começaram mas só cerca de 70 conseguiram sair pela porta fora. Para resolver a situação o comandante da escola enviou um grupo soldados amadores para capturar aqueles gajos. Azar o deles porque os gladiadores haviam encontrado uns carros la para os cantos carregados com armas e se formos a pensar um bocadinho perceberemos quem venceu o assalto.
Como a escola situava-se em Itália, então foi de Roma que partiu o grupo soldados que iriam aplicar a justiça á moda Romana. Desta vez o exercito era mais vasto e contava cerca de 3000 homens com seus equipamentos, armaduras reluzentes, capas, de cor avermelhada,  trompeteiros, carregadores de estandartes uns apresentando desenhos de animais, outros o numero da legião em numeração romana, com peles de leões em cima das armaduras, enfim, um desfile digno de ser visto, comandados por um tal de Caio Cláudio Cabro de quem nunca se ouvira falar. Porque escolheram a ele? Era o próximo da lista e para não contrariar gente rica lá entregaram o comando ao individuo que do alto do seu cavalo ainda conseguia ser baixo que o estandarte normal. 3000 legionários, distribuídos em decúrias, centúrias, coortes, enfim, outro exército contra os 72 já melhor armados famintos que componham os revoltosos Já se viu semelhante coisa? Mas o mais engraçado estava para vir. Quando os romanos chegaram ao monte onde os revoltosos se haviam refugiado em vez de atacar... esperaram. Afinal estavam cansados e não era um grupo de 70 gajos que iria tirar o sono não é? Pois. Mas foi isso que aconteceu. Durante noite os revoltosos desceram por trás da colina com cordas feitas de ramos e quando chegaram ao chão atacaram os soldados por trás e adivinhem quem levou a melhor? Outra vez Espártaco e a malta. Bom, era necessário resolver aquela pouca vergonha e alguém em Roma foi à lista, procurou o nome seguinte e berrou no meio do senado que estava na vez de Publio seguir caminho. Bom... lá seguiu Publio Varino com mais legionários, decuriões, centuriões, brigões e outros iões noutro passeio contra os maltrapilhos. Travou-se novo combate e sabem quem venceu? Dou uma dica...não foram os romanos!!!


Na próxima pagina apresentarei a 2ª parte da História.

Sem comentários:

Enviar um comentário