terça-feira, 29 de outubro de 2013

Soldados - Espartaco - 2ª Parte






Resumo pagina anterior:
Espartaco era um ex-soldado, que desertou de uma tropa auxiliar do exército Romano e depois de recapturado foi vendido como escravo, a uma escola gladiadores. Espartaco fugiu com alguns escravos e foi perseguido até o Monte Vesúvio onde derrotou outro Exército enviado desta vez por Roma.

Por esta altura já muitos antigos escravos se haviam juntado a Espartaco e sociedade limitada pelo que os romanos chegaram com mais malta dividiram forças e distribuíndo-as por 2 cônsules um tal de Lúcio Gélio e outro de nome Lentolo. Depois de combate ainda se riram de contentes por vencer meia dúzia de doentes e velhos mas Espartaco  avisado virou-se deu luta, e os dois cônsules percebendo que estavam numa maré de azar engoliram os pontapés e socos oferecidos pela ralé escrava. Não foi nenhuma surpresa os romanos passarem outra vez uma vergonha as mãos dos alunos de Cápua que antes da batalha haviam alcançado os Alpes com viagem marcada para Trácia e Gália mas recusando continuar viraram para sul.
Os historiadores ainda hoje se debatem sobre o que aconteceu e que razões levaram Espártaco e revoltosos a desistir, fosse qual fosse a razão a verdade é k os revoltosos desceram de novo a Península Itálica para mais saques. Porque o fizeram? Poderiam ter receio de dividir as forças em regiões controlada pelos romanos, pois a Gália e a Trácia era ocupada pelos romanos, fosse qual fosse a razão os revoltosos acabaram no centro da actual Itália e depois de muitos combates com vitorias e derrotas á mistura tanto os romanos quanto os revoltosos encontravam-se num impasse. Vai dai Roma enviou mais soldados comandados desta vez por Crasso e pessoal da pesada. Crasso deu ordens a um dos seus tenentes que era só para perseguir Espartaco e não entrar em combate. Este tenente de nome Mumio  deveria era ser uma múmia, pois ou era surdo ou estúpido e quando teve oportunidade enfrentou Espartaco, num combate que mais pareceu um jogo xadrez e sofreu o  Xeque-Mate.
   Tendo os romanos abandonado o campo batalha Crasso praticou a dizimação. Um em cada dez soldados que abandonaram o combate foi castigado pelos camaradas. Como? Amarraram os coitados a um poste e deram tanta porrada que os tristes morriam. Esta pratica já de si considerada vergonhosa pelos soldados surtiu efeito e depois disso não houve mais deserções da parte Romana e todos se portaram bem. Mas as deserções também aconteceram do lado dos revoltosos e grande parte do grupo uniu-se a outro escravo que os comandou ate junto dum lago no que mais parecida um acampamento Hippye, pois o desleixo foi geral, e quando atacados foram massacrados o que levantou a moral dum lado e baixou do outro.
 Depois de um ultimo combate, os revoltosos foram capturados e executados. Foi a 3ª e última revolta de escravos. Porque??? varias razoes, uma delas foi o facto dos cerca de 6000 sobreviventes que haviam se rendido sofrerem o castigo máximo dado aos criminosos - a crucificação. Se Espartaco que contava com 50 anos sobreviveu à batalha, é pouco provável pois o próprio comandante Crasso descreveu que num dado momento observou o seu homólogo num combate valoroso enfrentando diversos soldado, acabando rodeado, pelos mesmos  e o cônsul perdido a cena de vista. O mais provável é ter morrido em combate o que até seria preferível para o mesmo pois os gladiadores eram treinados para combater e morrer e Espartaco não era excepção. Se isso é motivo para revolta, só quem passa pelo mesmo saberá dar resposta. Certo é que não há como liberdade para viver  e pouca gente consegue passar de livre para escravo e depois livre.  
Ele soube, e depois de viver como soldado, escravo, gladiador e revoltoso morreu como livre. Grande homem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Depois desta pagina farei uma ultima com alguns dados não incluidos nestas paginas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário