segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Suicídio de um jovem


Hoje ouvi falar de um jovem que cometeu suicídio na zona de Machico, ilha da Madeira. Por o que percebi jogou-se de um miradouro situado na antiga estrada Água Pena - Machico, como já muitos fizeram na referida zona. Ouvi dizer que uma das razoes para tal tresloucado acto deveu-se a uma discussão amorosa. Também ouvi falar em álcool. E depois disto não faltarão hipóteses e teorias. O mais provável é nenhuma delas ser correcta mas aqui vai meu ponto vista. Suicídio não tem justificação alguma e é acto de cobardia.
Fui adolescente. Também me apaixonei. Também tive problemas com meus pais, amigos, namoradas, etc. e também pensei em suicídio. mais do que uma vez. Lembro certa vez falar em suicido e que e que minha mãe fez? pegou numa correia de couro, deu-me umas vergastadas nas pernas e disse: 
-"Agora vai lá te matar." Claro que não fui. 
 Independentemente da razão que tenha surgido na mente deste jovem, acho o acto dele foi uma fuga que só o ajudou a ele e prejudicou a família. Ele livrou-se de muitas chatices, eles... eles terão de viver com esta situação o resto das vidas. Não sei como os pais receberam a noticia mas decerto não foi agradável. Se havia namorada envolvida no caso, das duas uma, ou está se sentindo deprimida e viverá também com o peso na consciência ou então nem deve ligar para a situação. Ao falar com o dono do café onde costumo ir o homem perguntou-me se fazia ideia da situação que foi os pais receberem a noticia do suicídio logo pela manhã.  Como poderia ele resolver a situação? Existem linhas de apoio aos jovens de risco. Mas nem lembro da ultima vez que ouvi falar nelas. Talvez com dialogo. Talvez se desviando da situação. Ou talvez contando aos amigos sentisse um alivio, sei que isso muitas vezes serviu comigo. Talvez nem tivesse amigos dignos de contar a situação. Não sei. Mas sei que agora depois da morte aparecerá muita gente que dirá ter sido amiga dele, que o conhecia bem, que ele era bom rapaz, contou-lhes problemas que tinha, etc, e muitos até  condenarão a namorada que poderá nem ter nada a ver com a situação e deste modo fazendo da vida de alguns inocentes um inferno.
Independentemente do que existisse em casa, bons costumes ou não, decerto os pais agora terão de lidar com algo diferente a que muita gente lida - a eterna solidão da alma daquele jovem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário